Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de abril de 2010

FÓRUM DISCUTE PROBLEMAS DAS COMUNIDADES QUE VIVEM EM LOCAIS DE RISCO





Tragédia ocorrida no Rio de Janeiro serviu de exemplo para chamar a atenção comissão dos direitos humanos da OAB


Na manhã dessa segunda-feira na sede da OAB foi realizado o 1ª Fórum de Apoio as Comunidades de Risco de São Luís, organizado pela comissão dos direitos humanos da OAB encabeçadas pelos advogados Rafael Silva e Diogo Cabral. O objetivo do encontro era discutir e cobrar da prefeitura e dos órgãos públicos iniciativas para tirar as pessoas que moram em zonas de constante de perigo. Para evitar tragédias como as ocorridas no Rio de Janeiro neste mês, ocasionadas pelas constantes chuvas, haja vista que nos encontramos no período chuvoso no Maranhão.

Estiveram presentes 11 comunidades representadas por lideranças comunitárias, além do deputado estadual Francisco Gomes, da vereadora Rose Sales, dos representantes da Defesa Civil do município Julio César e do Sindicato dos Engenheiros José Murilo.
O ponto central da discussão foi às diversas áreas de São Luís que sofrem com os problemas sociais, de falta de estrutura, saneamento básico, casas construídas sem um projeto técnico e que correm sério risco de desabamentos, ainda outros problemas citados foram as enchentes e a lama provocada, que invade e destroem essa casas.

Segundo a moradora Marialva Alves do bairro do Santo Batel na Santa Barbara, a mais de 30 dias os moradores estão sem água no local “o pior é que não podemos nem reclamar porque muitas pessoas nem sabem que bairro é esse, ou que ele existe”, afirmou. Já o vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Salina do Sacavém protestou sobre os desmoronamentos no local, “há dois anos duas pessoas morreram e sete casas foram destruídas, esses problemas continuam ainda hoje”.

O representante da prefeitura Julio Cesar reconheceu os problemas e prometeu empenho no intuito de ajudar os moradores dessas áreas, o Governo do Estado ignorou por completo e não mandou nenhum representante para a audiência. A vereador Rose Sales frisou que a muito procura os órgãos responsáveis para tirarem essas famílias dessas regiões , “minha obrigação é ser a mediadora junto ao poder público”. Para Rafael Silva da OAB, as pessoas têm o direito por lei à moradia e que é dever do estado e do município tirar elas dessas áreas de risco e colocá-las em um local seguro. O próximo encontro está marcado para o dia 14 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário