Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de março de 2010

LANÇADA OBRA EM HOMENAGEM AO MINISTRO EDSON VIDIGAL



LANÇADA OBRA EM HOMENAGEM AO MINISTRO EDSON VIDIGAL

O ministro aposentado ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Edson Vidigal, foi homenageada nesta manhã de quarta-feira (17/03) pelos professores do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão, com o lançamento da obra intitulada “O Direito no século XXI: Estudos em Homenagem ao Ministro Edson Vidigal”, publicada pela Editora Letras Contemporâneas, de Santa Catarina. O livro reúne artigos de professores, juízes, promotores e pesquisadores de todo o Brasil. A homenagem marcou a abertura do 3ª Congresso Brasileiro de Direito Constitucional.

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito de São Luís João Castelo, que foi exclusivamente prestigiar a homenagem, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Maranhão Mário Macieira, a esposa do ministro Eurídice Vidigal, a chefe do departamento de Direito da UFMA Professora Edith Ramos e o desembargador do trabalho, James Farias.

No ato, a professora Edith Ramos, representando o curso de direito entregou o livro ao ministro Edson Vidigal, “estou tomada de emoção pela homenagem ao ministro pelo reconhecimento a sua luta todos os dias por uma sociedade melhor e mais igualitária, um professor não merecia a homenagem de 21 professores, se não fosse pelos seus méritos e por atributos como lealdade, amizade e liderança, liderança essa que venho mostrar na sua volta na luta por uma sociedade melhor”, disse Edith.

Após a entrega do livro o ministro Edson Vidigal agradeceu a homenagem, aos professores responsáveis e aos alunos. Em seu discurso afirmou que sem o direito constitucional não tem cidadania e sem esta, afeta a democracia, em que todos têm direito à dignidade. “Eu sou todo agradecimentos ao gesto dos meus colegas que se materializa no livro, Minha luta tem sido para manter e ser reconhecido como um exemplo” declarou.

O congresso

Realizado desta quarta-feira até a próxima sexta-feira o 3ª Congresso Brasileiro de Direito Constitucional, Organizado pelo Núcleo de Estudos em Direito Constitucional, discutirá as novas tendências do Direito Constitucional no século XXI, com especial enfoque para a temática da globalização e meio ambiente. O evento ocorre no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Lourival Serejo, coordenará o XII painel sobre o tema Técnica Processual e Tutela dos Direitos no Mundo Globalizado, que terá como palestrantes o desembargador Paulo Velten Pereira e os professores Alexandre Reis Siqueira Freire (UFMA) e William Ferreira Santos (PUC/SP).

Na sua terceira edição, o Congresso abre espaço para o estabelecimento do diálogo entre grandes juristas e pesquisadores do direito, acadêmicos e profissionais da área, bem como incentivo para a produção acadêmica no meio discente por meio do concurso de artigos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário