Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de março de 2010

DUTRA AVISA, PREPAREM-SE PARA A GUERRA



Companheiros e Companheiras,

Sarney não se conforma com a derrota. Assim como cassou o Governador Jackson Lago, ele tenta anular a decisão do encontro que repudiou sua filha. O Senador Sarney está constrangendo o Presidente Lula e os Dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT).

Vamos nos preparar para a guerra!

Leia as matérias publicadas nos jornais O Globo e Correio Braziliense:







Correio Braziliense – 30 de março de 2010

Pesquisa dá fôlego ao PMDB

Peemedebistas renovam arsenal para pressionar o PT e cobrar apoio nos estados

Temer cobrou do presidente Lula: “Temos que resolver o Maranhão”

O PMDB comemorou e aproveitou o embalo da pesquisa Datafolha, que apontou o crescimento do percentual de votos do candidato do PSDB, José Serra (SP), para cobrar o apoio do PT nos estados. Ontem, antes da solenidade de lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, em Brasília, o presidente do partido, Michel Temer (PMDB-SP), conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi direto: “Temos que resolver o Maranhão”, afirmou, referindo-se ao fato de o PT maranhanse ter decidido apoiar a candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) ao governo do estado contra a governadora Roseana Sarney (PMDB), que concorrerá à reeleição.

Para o PMDB, a decisão dos petistas foi um susto porque, nos últimos dias, o grupo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu o aviso do comando nacional do PT de que “estava tudo certo” em favor de Roseana. Entretanto, na hora da votação no diretório regional, no último domingo, o apoio a Flávio Dino ganhou por dois votos: 87 a 85. Agora, o PMDB irá pressionar para que o grupo aliado à governadora recorra ao diretório nacional petista e haja uma intervenção regional em favor de Roseana.

Na conversa com Temer, no entanto, Lula apenas assentiu, mas não antecipou o que seu partido fará. Além do problema no Maranhão, o presidente já foi avisado pelos peemedebistas de que não adianta insistir em fazer do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), vice na chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do PT ao Palácio do Planalto.

O presidente do BC não teria votos hoje numa convenção do PMDB para ser escolhido vice, ainda mais com a candidata petista estacionada e Serra apresentando uma certa recuperação de terreno. Portanto, o próprio Lula se encarregaria de dizer a Meirelles que, embora ele seja queridíssimo do governo, os peemedebistas querem dar a Dilma um vice com “mais cara de PMDB”. Ou seja, Meirelles será mesmo candidato ao Senado, pelo menos diante do quadro atual.

segunda-feira, 29 de março de 2010

ARTICULAÇÕES, BASTIDORES, MARKETING E VOTOS


ARTICULAÇÕES, BASTIDORES, MARKETING E VOTOS

A decisão do PT em apoiar Flavio Dino foi um duro golpe nas pretensões da governadora Roseana Sarney, depois de promete aquilo que não queria como três secretarias e mais o cargo de vice-governador e fazer de tudo por esta aliança, foi renegada e da forma mais dura, por apenas dois votos. Fruto de alguma traição. Essa decisão remete a uma reflexão, eleição se ganha nas articulações, nos bastidores, no marketing e nos votos é claro. Essa derrota representa que o planejamento da governadora não vai bem como ela e seus assessores insistem em afirmar.

O marketing publicitário da governadora vai bem, já que é a única coisa que anda fazendo, é tal de vem aí pra cá! Vai ser construído aquilo lá! E ações concretas não existem, mas os outdoors e as propagandas são muito bem feitos. Nos bastidores os rumores afirmam que a preocupação é grande, porque apesar de todos os investimentos (nas suas próprias empresas, Mirante por exemplo) em propaganda a popularidade de Roseana não decola, deve ser por isso que Roseana tanto fala da ministra Dilma, o pior é que as pesquisas a colocam em uma situação muito pior que a de 2006 quando perdeu a eleição para o ex-governador Jackson Lago.

A derrota ao perder a aliança com o PT mostra que suas articulações em torno das coligações também estão mal, apesar de transmitir um ar de superioridade como se aproxima eleição já estivesse ganha, por atrair diversos prefeitos em torno de sua base de apoio, o quadro real mostra que o prestígio de Roseana está em baixo que ninguém mais acredita nas suas promessas e não teme suas chantagens e seu poder, um rei temido quando perde o respeito e deposto, é o que acontecendo. Agora os votos são com a população, apesar de que no Maranhão quem escolheu a governadora foram quatro ministros do Tribunal Superior Eleitoral, mas a princípio será a população maranhense quem decidirá o que é melhor para o nosso Estado. O atraso de 40 anos o governo "agora é a vez do povo"?

FLAVIO DINO DERROTA ROSEANA SARNEY E TERÁ APOIO DO PT

Ao anunciar a vitória da tese que defende o apoio do PT à candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Estado, por 87 votos a 85, o secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi, descartou qualquer possibilidade de intervenção do Diretório Nacional no PT maranhense.

“As regras foram seguidas, tem uma proposta vencedora e é com essa que o Partido dos Trabalhadores vai trabalhar”, assegurou.

Após o resultado, Flávio Dino foi ao local agradecer aos delegados e àqueles que defenderam a tese de sua candidatura. “Podem ter a certeza que todos vocês irão se orgulhar disso, irão olhar para o espelho todos os dias pela manhã e dizer: eu estava no dia que nós ganhamos o primeiro turno da eleição de governador. Hoje, estamos mudando a história política do Maranhão”, completou.

Durante discurso direcionado aos dirigentes do PT e, em especial, à sua militância, Flávio Dino pregou a união de todos os petistas a fim de marcharem juntos num projeto de mudança para o Maranhão. “Peço fraternalmente que dividam comigo essa responsabilidade de, a partir de amanhã, colocar todo o Partido dos Trabalhadores unificado na campanha e com o mesmo objetivo”, conclamou.

Flavio Dino disse que a vitória obtida neste sábado é apenas o início de um movimento que vai “tomar conta” de todo o Maranhão. “Amanhã começa a onda vermelha. Então, vão à Rua Grande e comprem pano vermelho, por que tenho certeza que ele vai faltar no Maranhão", brincou.

Principal articulador do grupo vitorioso, o deputado federal Domingos Dutra mostrou-se satisfeito com o apoio do PT ao nome do deputado federal Flavio Dino. “Não adiantou a Roseana ligar para as pessoas, fazer chantagem, oferecer dinheiro, pois o povo do Maranhão não aprovava esse casamento de ‘jumento com avestruz’, portanto não tinha como dar certo. E assim como em 2006, nós iremos novamente derrotá-los”, disse, confiante.

Fonte:Jornal Pequeno

quarta-feira, 24 de março de 2010

12 TESES E 1/2 SOBRE A CONJUNTURA DO MARANHÃO

1. Nunca é demais lembrar o ponto central das disputas políticas no Maranhão, do ponto de vista democrático de esquerda, que é o enfrentamento da mais velha oligarquia do país. Esta foi a tônica predominante nas últimas décadas, com seus acertos e erros, sucessos e derrotas.

2. Filha direta da ditadura militar, a oligarquia se manteve no poder durante quatro décadas em virtude, em primeiro lugar, das relações com o poder central, com o que teve e tem acesso a cargos federais e verbas públicas, manejados visando preservar e ampliar seu poder. Dos militares, apoiou a Nova República (do PMDB de Tancredo Neves), passando depois pelo PSDB de Fernando Henrique e agora pelo PT de Luís Inácio.

3. Sua ideologia é não ter ideologia, abraçando qualquer idéia, desde que oriunda do centro de poder, num governismo e adesismo congênitos que a transformaram desde sempre numa oligarquia ?de uso exclusivo da Presidência da República?. Numa eventual vitória tucana em 2010, logo a veremos reconvertida ao credo do PSDB, dando-lhe sustentação política e governabilidade.

4. Em outro ângulo, a oligarquia também é produto e patrocinadora minoritária do processo de modernização conservadora da economia. Processo levado adiante pelo grande capital nacional e estrangeiro, com o apoio decisivo do Estado, e que transformou o Maranhão num corredor de exportação de produtos e insumos básicos, ao custo da superexploração dos trabalhadores, da destruição da agricultura familiar, da explosão dos conflitos no campo, do assassinato de lideranças populares, da destruição do meio ambiente. Nesse sentido, a oligarquia é expressão e aliada orgânica do grande capital.

5. A modernização conservadora também modificou parcialmente as bases de sustentação da oligarquia. Pois, ao lado do patrimonialismo (uso da máquina federal e estadual, nepotismo, clientelismo e corrupção), a oligarquia se constituiu em grupo econômico, com ramificações mafiosas em setores-chave da economia e do Estado nacional (vide as Minas e Energia), laços com empreiteiras e construtoras (corrompendo licitações e contratos), além da imensa fortuna familiar (visível e invisível).

6. O quase monopólio dos meios de comunicação de massa é outro componente da estrutura oligárquica, um controle direto (Sistema Mirante) ou indireto (aliados políticos e financiamento da mídia por verbas públicas). Estruturou-se dessa forma um Ministério da Mentira (MiniMent), espalhado na TV, no rádio, em jornais e na internet, cuja função é fabricar falsas verdades e distribuir falsas ilusões de progresso e desenvolvimento. Com a aproximação do período eleitoral, passou a vigorar o ?vale-tudo?, com a divulgação sistemática de falsas notícias e pesquisas, de boatos e mexericos fabricados para comprometer seus adversários e críticos.

7. A violência e o medo formam ainda um dos sustentáculos da estrutura oligárquica. A violência física e simbólica voltada contra os trabalhadores e suas organizações, contra políticos e partidos da oposição. Alimenta-se a crença de que o chefe oligárquico é um Deus onipotente e onipresente, que tudo pode e tudo quer. No entanto, a imagem divina de um mestre de marionetes apenas esconde a fragilidade de toda essa estrutura de poder, sustentada não na consciência popular, mas na coerção, no clientelismo, na compra de votos, no abuso de poder político, econômico e midiático. A oligarquia é apenas a caricatura de um falso Deus.

8. Por outro lado, a trajetória das oposições tem sido múltipla, fragmentada e sem continuidade, por diversas razões que convém brevemente examinar. Em primeiro lugar, pelo espaço ocupado por dissidentes da oligarquia, cuja ruptura se deu por questões menores, pois em sua maioria são meros parricidas, que pretendem eliminar o deus-oligarca apenas para ocupar o seu lugar, repetindo a estória do José que substituiu o Vitorino. Ou ainda retornando ao ninho da oligarquia ao primeiro sinal de adversidade e à primeira promessa de benesses, pois se trata de uma classe política majoritariamente patrimonial e governista.

9. O exemplo do governo deposto pelo golpe judiciário do TSE deve ser retomado. Eleito num Condomínio de forças políticas contraditórias, tanto conservadoras quanto progressistas, o governo pedetista optou por privilegiar o atraso, afastando-se das esperanças e aspirações populares. O sentido parricida logo se revelou no projeto de substituir a velha oligarquia e não avançar na perspectiva da democratização da política e da participação popular, promovendo um governo de efetivas reformas. Nada disso aconteceu e pagamos todos hoje o alto preço da opção pelo atraso, com o retorno ilegítimo da filha oligarca ao poder.

10. Ainda quanto à trajetória das oposições, verificou-se historicamente um amplo processo de cooptação no seio dos setores e partidos do campo democrático e popular. Cooptação de lideranças, militantes e partidos, que foram absorvidos e depois aniquilados pela máquina política da oligarquia. Em lugar de comemorar, devemos lamentar tais trajetórias, já que, se tivessem permanecido na luta, outro seria o quadro político e outras seriam as possibilidades de transformação do Maranhão. Assim, muito nos preocupa, nesse momento, que companheiros do PT estejam cogitando aliar-se com a oligarquia, em nome de um projeto nacional que, por todos os pontos de vista, não ficará comprometido se a decisão tomada for pela construção de uma candidatura do bloco de esquerda e progressista. Não há um único argumento a favor da aliança com a oligarquia que não tenha sido refutado no debate público estabelecido nas últimas semanas. Mas se o debate político já foi ganho, o jogo de bastidores e o processo de cooptação continuam...

11. A hora, portanto, é de preocupação. Mas principalmente de conclamar todos esses companheiros e companheiras a rever sua posição pró-aliança com a oligarquia, a rever sua opção pelo atraso, pois a construção de um novo Brasil não pode se dar ao custo da preservação do velho Maranhão!. Em nome de suas próprias histórias de vida e das histórias de todos os combatentes sociais desse estado, que lutaram e morreram em nome das idéias de democracia e transformação social, não se deixem seduzir pelo canto de sereia da oligarquia, que agora promete cargos e votos, apenas para cooptá-los, utilizá-los e depois jogar todos vocês fora. Não troquem sua história nas lutas e nos movimentos sociais para virar a chupa da laranja. Não se tornem o bagaço da cana, depois de bem triturado na moenda da Casa Grande do José. O juízo da história é implacável, como nos lembra o poema de Bertold Brecht:

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis!

12. Nesse espírito de (re)construção da unidade política do campo democrático, popular e progressista é preciso avançar também na construção de uma cultura política democrática, que supere a luta fratricida que tanto custou e ainda custa para o avanço das forças de esquerda em nosso estado, e que só serve aos interesses dominantes. A construção do protagonismo da esquerda passa também pela recomposição dos laços internos entre tendências e facções, num jogo de colaboração onde todos ganham politicamente, ao passo em que constroem coletivamente alternativas populares e democráticas para o Maranhão.

12 e ½. Para finalizar, aos que eventualmente estranharam o título de minha intervenção no debate, gostaria de dizer que a 13ª tese será escrita pelos delegados do PT em seu Encontro Estadual. Logo veremos com que tintas os companheiros pretendem contar a sua história. Se pretendem ou não continuar imprescindíveis às lutas sociais, construindo o protagonismo das forças de esquerda e aproveitando as possibilidades abertas na atual conjuntura para a derrota da oligarquia no campo eleitoral e a formulação de um projeto alternativo para o Maranhão.

Logo veremos, portanto, com que cores pretendem pintar o futuro dos trabalhadores e trabalhadores do Maranhão. Sinceramente, contamos que seja um futuro onde se desmascare o falso deus e onde possamos cantar, com Mercedes Sosa: ?Gracias a la vida, que me ha dado tanto?. Pois, mais uma vez, a ESPERANÇA terá vencido o MEDO!



Wagner Cabral da Costa

Historiador / UFMA

segunda-feira, 22 de março de 2010

SECRETARIADO ESTADUAL TERÁ PELO MENOS 12 NOMES MODIFICADOS

12 secretários do governo roseana Sarney já confirmaram que deixarão o
cargo para disputar vagas para à Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
Já na administração do município de São Luís, deveremos ter poucas
mudanças.

Seis membros do governo estadual pretendem concorrer ao cargo de deputado
federal. São eles: Ricardo Murad (PMDB), Roberto Costa (PMDB), Max Barros
(DEM), Fufuca Dantas (PMDB), Raimundo Cutrim (DEM) e Cesar Pires (DEM).

Outros seis concorrerão ao cargo de deputado federal. Gastão Vieira
(PMDB), Costa ferreira (PSC), Waldir Maranhão (PP), Luciano Moreira
(PMDB), Chiquinho Escórcio (PMDB) e Adhemar Freitas (DEM) deixaram o
secretariado.

Faltando apenas 15 dias para o final do prazo de desincompatibilização,
ainda restam dúvidas sobre as candidaturas de José Antonio Heluy (PT) e
João Abru (PMDB). Conceição Andrade e Tadeu Palácio declararam que não
deixarão seus cargos.


Secretariado municipal

Na prefeitura de São Luís, poucos secretários devem se interessar em
concorrer a um novo cargo. Ainda na metade da gestão municipal, a maioria
dos secretários preferem permanecer mais tempo e ganhar mais visibilidade.

Apenas Othlelino Neto (que já deixou o cargo desde janeiro) e Moacir
Feitosa demonstram interesse em participar das eleições 2010.





Com informações do O IMPARCIAl

SUBVERSÃO DOS BLOGS


A Subversão dos Blogs
Edson Vidigal

A não ser com as pessoas se comunicando livremente dizendo, umas às outras, o que pensam e refletindo em conjunto sobre o que sabem não é possível empreender avanços desses que volta e meia são indispensáveis para se mudar, e sempre para melhor, o rumo da história.
Vendo que não poderia ficar limitado à comunicação verbal, o homem inventou a escrita em símbolos marcados em pedras. A informação em meio estático, que não se movia, precisava da fala de cada um que a lia para transformar-se em mensagem adiante.
A caligrafia depois, permitindo a reprodução dos textos, ainda que em quantidade bem limitada, fez com que a informação se movesse, mas como só alcançava a poucos era um privilégio e assim também fonte de poder.
O conhecimento não podia, e àquelas alturas nem deveria, chegar a todos.
A religião se assenhoreou dos calígrafos e copistas e de sua produção. A Bíblia, por exemplo, só era acessível ao Papa e a alguns iluminados cardeais. A sua interpretação escorria nas bulas papais, que se diluíam em ordenamentos verbais indiscutíveis entre o restante na hierarquia do clero.
E era tudo em latim, o que já restringia bastante o acesso ao conhecimento.
O Século XVI registra o primeiro impacto da grande revolução, a partir da qual as pessoas se movem conquistando mais liberdades e descobrindo mais direitos, melhorando assim o mundo em que vivemos.
Quem não já ouviu falar em Martinho Lutero?
Mas poucos sabem sobre Leão X.
Lutero foi o clérigo que não entendendo algumas lógicas das bulas papais resolveu questioná-las, primeiro escrevendo à mão diretamente ao Vaticano, onde passou a não ser bem visto.
Lutero não desistiu nos questionamentos, ele não queria romper, estava apenas querendo entender algumas lógicas das bulas papais, mas os hierarcas continuaram o subestimando.
Leão X era o Papa, o Sumo Pontífice infalível, que não arredando de sua hermenêutica, não sabia que na Alemanha um ourives chamado Gutembergue acabara de inventar a imprensa, e que o primeiro livro saído de sua prensa foi exatamente a Bíblia.
MacLuhan diria que Gutemberg ao inventar a imprensa deu extensão ilimitada aos olhos e à fala da humanidade.
Claro que Lutero usou a nova invenção para dar maior alcance à difusão das suas idéias. Se não convenceu Leão X, mas atraiu para a sua lógica milhões e milhões de dissidentes do Vaticano.
O protestantismo, apesar das reações mais severas, ganhou corpo sendo considerado ainda hoje por muitos como um movimento moderno.
Sem a imprensa, a Reforma de Lutero não teria vencido.
Em termos numéricos não sei como Alvin Tofler classificaria essa onda.
Depois da imprensa, o código Morse, o telefone, o rádio, o cinema, a televisão, e agora a internet. Todos meios de comunicação, difundindo as mensagens, democratizando o conhecimento.
A produção e difusão da informação, enquanto privilegio de poucos, começa a se tornar acessível a muitos deixando, assim, de ser aquela inesgotável fonte de poder.
Manter um jornal em circulação ainda hoje não custa pouco dinheiro. Manter uma televisão funcionando custa muito dinheiro. Manter uma estação de radio no ar ainda custa algum dinheiro.
Tudo isso depende de patrocinadores, cada vez mais esses patrocínios são buscados no poder publico, e quando isso ocorre o resultado é uma aliança nefasta contra a verdade dos fatos, restando censura e manipulação política.
A sofisticação dos meios de comunicação e o encarecimento dos custos de produção, por conseqüência, tornaram ainda mais poderosos os donos dessas mídias na medida em que só eles conseguem manter suas engrenagens funcionando, em alianças, muitas delas espúrias, com o poder público.
O lucro que buscam é apenas o do capital político porque é com esse capital que, manipulando a verdade dos fatos, em redes de mentira única, apostando sempre na impunidade e no medo que impõem a muitos, seguram o poder estatal sem o qual não sobrevivem.
Em contraponto, começa agora a era da subversão dos blogs.
Blog, como explica Hugh Hewitt , é a contração da palavra inglesa weblog.
Log significa diário, aquele diário de bordo dos capitães dos navios ou dos comandantes dos aviões. Web é essa rede solta no espaço.
Lógico que nem todos os blogs têm emissões diárias, muitos ficam semanas no ar sem novidade alguma. Apesar da instantaneidade com que podem ser postados os textos, os blogs podem se distinguir quanto à periodicidade.
Há apenas 11 anos, portanto, em 1999, surgiu o primeiro blog. Calcula-se que mais de 5 milhões de blogs navegam hoje no cyber-espaço.
Hoje em dia qualquer um dentre nós para ser fotografo basta ter um celular e para ser editor de noticias ou de opinião basta ter um blog.
A tecnologia necessária para se manter um blog é grátis se comparado com a que os conglomerados de comunicação – jornais, rádio e TV precisam pagar.
No nosso caso, com 20 reais por ano podemos obter um domínio ponto com fora do Brasil, por exemplo, o que de algum modo resulta mais seguro. O resto, com qualquer note book você faz.
A amplificação dessa liberdade em guetos de atraso político e de pobrezas econômica e social, como no Estado onde vivemos, ainda depende muito da massificação das tecnologias de banda larga e de maior acesso popular ao computador.
Em parcerias com a iniciativa privada comprometida com o desenvolvimento, com envolvimento dos movimentos sociais e das entidades não governamentais será possível superar os obstáculos que ainda impedem que os blogs em sua função transformadora cheguem a qualquer hora à maioria das pessoas neste Estado.
Fora das nossas fronteiras já estamos sensibilizando simpatias e apoios à causa revolucionária, transformadora. A ferramenta eficaz nesse campo tem sido os blogs.
O blog é hoje a mídia que inspira maior confiança porque resulta da ação de pessoas que, bem intencionadas, não querem perder sua inocência, recusando-se à cumplicidade com os que conspurcam contra princípios morais e éticos, negando os fundamentos da República, impedindo os avanços da Democracia.
Nos blogs você confia. Pode discordar ou não, mas confia quando quer fazer um juízo de valor. O blogueiro é, por assim dizer, em regra, pessoa de pensamento independente.
(Tem as exceções, é verdade, naqueles que sendo empregados fazem de tudo, e ate se tornam craques em mentira, para não perderem o emprego.)
Mas no geral o blogueiro é um ser inocente, patriota, cidadão que, como a maioria do Povo, sonha por uma sociedade mais justa e progressista. Não usa disfarces e assume, corajosamente, em suas tendências.
Na língua portuguesa há a palavra – subversão, por conta da qual muita gente penou, inclusive eu, sob a ditadura militar ao ser tachado de subversivo.
Segundo o Dicionário Houaiss, subversivo é aquele que prega ou executa atos visando à transformação ou derrubada da ordem estabelecida.
O que nós pregamos e o que queremos?
Queremos derrubar pelos meios pacíficos disponíveis o anacronismo político que por décadas seguidas nos impõem o atraso social e econômico através de modelos arcaicos de administração.
Neste contexto, somos, sim, subversivos. Neste contexto, o blog é um indispensável instrumento à luta subversiva!
Vamos acelerar a subversão.


(Palestra no II Encontro dos Blogueiros do Maranhão, em Pinheiro, em 20.03.10).

quinta-feira, 18 de março de 2010

SAIBA MAIS

Jackson Lago

Nesta quinta-feira o ex-governador Jackson Lago estará de volta a São Luís, depois de uma temporada em São Paulo para uma bateria de exames. Revigorado e com a energia de sempre, Jackson desembarca as 14h40 no aeroporto Cunha Machado acompanhado da sua esposa Clay Lago para confirmar sua disposição na disputa pelo Governo do Estado, também já esta marcado uma coletiva de imprensa no auditório do aeroporto as 15h, para o Dr.Jackson falar sobre os seus planos e seu afastamento da ilha rebelde.

Roberto Rocha

O deputado federal Roberto Rocha(PSDB) confirmou a sua presença no 2ª Encontro de Blogueiros do Maranhão que será realizado em Pinheiros nos dias 20 e 21 deste mês. Roberto falará sobre sua atuação no Congresso Nacional e participará do debate a cerca do tema proposto pelo encontro, “A produção de conteúdo na construção de uma sociedade mais socialista”.

Luis Pedro

O novo deputado estadual Luis Pedro (PTC) foi outro que garantiu presença no 2ª ENBLOG-MA, com a confirmação da participação do novo deputado agora já são 69 participantes no evento.

LANÇADA OBRA EM HOMENAGEM AO MINISTRO EDSON VIDIGAL



LANÇADA OBRA EM HOMENAGEM AO MINISTRO EDSON VIDIGAL

O ministro aposentado ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Edson Vidigal, foi homenageada nesta manhã de quarta-feira (17/03) pelos professores do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão, com o lançamento da obra intitulada “O Direito no século XXI: Estudos em Homenagem ao Ministro Edson Vidigal”, publicada pela Editora Letras Contemporâneas, de Santa Catarina. O livro reúne artigos de professores, juízes, promotores e pesquisadores de todo o Brasil. A homenagem marcou a abertura do 3ª Congresso Brasileiro de Direito Constitucional.

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito de São Luís João Castelo, que foi exclusivamente prestigiar a homenagem, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Maranhão Mário Macieira, a esposa do ministro Eurídice Vidigal, a chefe do departamento de Direito da UFMA Professora Edith Ramos e o desembargador do trabalho, James Farias.

No ato, a professora Edith Ramos, representando o curso de direito entregou o livro ao ministro Edson Vidigal, “estou tomada de emoção pela homenagem ao ministro pelo reconhecimento a sua luta todos os dias por uma sociedade melhor e mais igualitária, um professor não merecia a homenagem de 21 professores, se não fosse pelos seus méritos e por atributos como lealdade, amizade e liderança, liderança essa que venho mostrar na sua volta na luta por uma sociedade melhor”, disse Edith.

Após a entrega do livro o ministro Edson Vidigal agradeceu a homenagem, aos professores responsáveis e aos alunos. Em seu discurso afirmou que sem o direito constitucional não tem cidadania e sem esta, afeta a democracia, em que todos têm direito à dignidade. “Eu sou todo agradecimentos ao gesto dos meus colegas que se materializa no livro, Minha luta tem sido para manter e ser reconhecido como um exemplo” declarou.

O congresso

Realizado desta quarta-feira até a próxima sexta-feira o 3ª Congresso Brasileiro de Direito Constitucional, Organizado pelo Núcleo de Estudos em Direito Constitucional, discutirá as novas tendências do Direito Constitucional no século XXI, com especial enfoque para a temática da globalização e meio ambiente. O evento ocorre no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Lourival Serejo, coordenará o XII painel sobre o tema Técnica Processual e Tutela dos Direitos no Mundo Globalizado, que terá como palestrantes o desembargador Paulo Velten Pereira e os professores Alexandre Reis Siqueira Freire (UFMA) e William Ferreira Santos (PUC/SP).

Na sua terceira edição, o Congresso abre espaço para o estabelecimento do diálogo entre grandes juristas e pesquisadores do direito, acadêmicos e profissionais da área, bem como incentivo para a produção acadêmica no meio discente por meio do concurso de artigos científicos.

terça-feira, 16 de março de 2010

PROFESSORES FAZEM PROTESTO CONTRA ROSEANA EM FRENTE AO PALÁCIO


Cerca de 100 professores da rede estadual de ensino fizeram, na manhã desta terça-feira (16), um protesto em frente ao Palácio dos Leões para reivindicar da governadora Roseana Sarney (PMDB) o cumprimento do novo Estatuto dos Professores do Estado, com Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), elaborado depois de um longo processo de discussão entre os professores e o governo do Estado.

Segundo os educadores, o governo do Estado, contrariando decisões do Conselho Nacional de Educação, elaborou outro estatuto que fere frontalmente os direitos adquiridos pelos professores, desconsiderando o acordo com o Sindicato dos Professores elaborado depois de exaustivo trabalho da comissão bipartite.

“Nós queremos que o Plano de Cargos e Carreira atenda aos interesses dos trabalhadores em educação do Maranhão. O que vemos hoje é um governo de propaganda, que existe apenas nos meios de comunicação do grupo Sarney. Apesar de toda essa mídia, a realidade é outro, principalmente no que se refere à área de Educação”, disse um dos manifestantes sendo aplaudido pelos presentes.

Um fato inusitado foi a tropa de choque da Policia Militar de Roseana montada em frente ao Palácio dos Leões. No intuito de intimidar os professores, foram deslocadas cinco viaturas, 40 policiais, a cavalaria da PM e até o helicóptero do GTA, tudo para conter o avanço de um movimento pacífico organizado por profissionais da educação.

Blog do Jonh Cutrim

domingo, 14 de março de 2010

DEPARTAMENTO DE DIREITO PRESTA HOMENAGEM AO MINISTRO EDSON VIDIGAL




O Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão homenageará, no próximo dia 17 de março, às 10 horas da manhã, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santa, o Ministro Aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Edson Carvalho Vidigal.
O Ministro Edson Vidigal receberá dos professores do Departamento de Direito, obra intitulada o Direito no século XXI, publicada pela Editora Letras Contemporâneas, de Santa Catarina, em sua homenagem. O livro reúne artigos de professores, juízes, promotores e pesquisadores de todo o Brasil. Para a Professora Edith Ramos, “ a iniciativa da obra foi uma decisão dos professores reunidos em Assembléia Departamental. Para nós, é o reconhecimento da importância que o Professor Edson Vidigal possui para o país, visto que após dedicar-se tantos anos à Magistratura, retorna para a exercer a cátedra de Direito Eleitoral na Universidade Federal do Maranhão.”

O congresso

Organizado pelo Núcleo de Estudos em Direito Constitucional, o congresso discutirá as novas tendências do Direito Constitucional no século XXI, com especial enfoque para a temática da globalização e meio ambiente.
O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Lourival Serejo, coordenará o XII painel sobre o tema Técnica Processual e Tutela dos Direitos no Mundo Globalizado, que terá como palestrantes o desembargador Paulo Velten Pereira e os professores Alexandre Reis Siqueira Freire (UFMA) e William Ferreira Santos (PUC/SP).
Na sua terceira edição, o Congresso abre espaço para o estabelecimento do diálogo entre grandes juristas e pesquisadores do direito, acadêmicos e profissionais da área, bem como incentivo para a produção acadêmica no meio discente por meio do concurso de artigos científicos.

Fonte: ASM

sexta-feira, 12 de março de 2010

ENCONTRO DE PETISTAS MARANHENSES BUSCARÁ A SALVAÇÃO DO PARTIDO NO ESTADO





No próximo sábado, dia 13 de março, vários dirigentes estaduais, municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) estarão reunidos em São Luís (MA). O encontro será no Hotel Quality (antigo Hotel Vila Rica) e terá como pauta principal a conjuntura eleitoral deste ano. O evento é promovido pelo Deputado Domingos Dutra (PT-MA), Jormar Fernandes, Augusto Lobato, Bira do Pindaré, Márcio jardim, Franklin Douglas, Silvio Bem Bem, entre outras lideranças. No Plenário da Câmara, o Deputado Domingos Dutra (PT-MA) convocou as lideranças petistas maranhenses e aliados a comparecerem.

De acordo com o Deputado Dutra, um Manifesto será elaborado e encaminhado para todas as lideranças do PT no Brasil, inclusive o Presidente Lula e a Ministra Dilma Rousseff. O objetivo é garantir que existam dois palanques no Maranhão, garantido pela Resolução do Congresso do PT, para a candidata à Presidência da República: um para os petistas e outro para os peemedebistas, pois os dois partidos serão aliados no plano federal nas próximas eleições. “Nós respeitamos e defendemos a aliança do PT com PMDB no Plano Nacional, mas no plano estadual, no caso do Maranhão, a nossa história, os nossos objetivos, são incompatíveis com a história do PMDB do estado”, argumentou o Deputado.

Para o Deputado Dutra, o Senador José Sarney quer ser o “dono” do PT. “Nós vamos nos reunir para fazer um apelo ao Brasil que não matem o PT do Maranhão e as lideranças fundadoras e históricas do Partido”, conclamou. Os petistas maranhenses irão lutar para evitar que a família Sarney se aposse do PT. Caso contrário, não serão candidatos nas próximas eleições. “Seremos cassados em plena democracia simplesmente por um capricho e uma ganância do Senador Sarney”, finalizou o Deputado Dutra.

Ascom/Dep.Domingos Dutra

VAMOS DE EDSON VIDIGAL

Ócios do Ofício

Ciro acaba de declarar que nunca mais vai querer ser Deputado na vida.

Ele já foi Deputado Estadual duas vezes, no Ceará, por onde se elegeu Deputado Federal nas últimas eleições, com a maior votação do Brasil, em termos proporcionais. Mas antes já foi Prefeito de Fortaleza e Governador do Estado. Está na terceira tentativa para ser Presidente da República.

Como Deputado Federal está entre os que mais acumulam ausências não justificadas, passando a maior parte do tempo com a sua agenda cheia, viajando pelo País fazendo palestras, expondo as suas idéias.

Olha aqui a razão indicada por Ciro Gomes para nunca mais querer ser Deputado. "Não tenho mais paciência para ficar nove horas por dia conversando fiado e não fazendo nada pela vida de ninguém".



Luiz Vicente

Você conhece e convive com umas certas pessoas e pensa que elas são imortais.

Quando a vida inventa distâncias geográficas, um num canto, o outro mais longe, ainda assim, se ela é do bem, nunca passa pela sua cabeça a tenebrosa idéia de que um dia você vai ficar sabendo que ela morreu.

É agora o caso do Luiz Vicente, quero dizer do Cernicchiaro.

Na UnB dos anos 70, sob a reitoria do Azevedo, Landim dirigindo a Faculdade de Direito, eu estudando lá, o que para muitos apaixonados parecia cinza de chumbo, para os que pensavam o Brasil precisando se abrir para a democracia, firmava-se o ambiente arejado para a floração livre das idéias republicanas e democráticas.

Cernicchiaro, então um jovem Juiz no DF, recém chegado de Roma, Itália, onde concluíra um doutorado em Direito Penal, era a atração nos seminários do auditório Dois Candangos e nas salas de aulas.

Não fui seu aluno na graduação, mas desde então colamos um no outro uma amizade.

Depois ele foi meu Professor de Criminologia, na Pós Graduação. Depois fomos colegas no Superior Tribunal de Justiça, onde o sucedi na Presidência da Terceira Seção, especializada em Direito Público.

Ele fazia o julgador tipo prafrentex, eu às vezes mais conservador, às vezes mais à frente. Tivemos mais convergências do que divergências.

Sempre estivemos muito próximos. O seu livro Direito Penal na Constituição o escreveu por sugestão minha para indicá-lo aos meus alunos na UnB.

Recebo agora a notícia que de o Luiz Vicente morreu em Brasília. Já estava com 81 anos de idade. Ele foi um dos que ficaram no STJ até a última hora do último dia da véspera da aposentadoria compulsória.

Teve pouco tempo para viver a vida, que ele a dedicou mais e muito mais aos estudos e ao trabalho.

Eu lhe dizia o que tenho repetido aos meus outros amigos Juízes – isso é trajetória, gente; não pode ser estrada porque estar Juiz até o ultimo dia do prazo não é vida, é renúncia à vida. Muitos dos que saem desse ramo no último dia do prazo saem não sabendo fazer mais nada na vida. Só raciocinam em termos de ementa, relatório e voto.

www.edsonvidigal.com

JUVENTUDE DO PSDB RECEBE EDSON VIDIGAL NESTE SÁBADO


Juventude do PSDB recebe Edson Vidigal neste sábado

Neste sábado o ex-presidente STJ ministro Edson Vidigal terá encontro com a juventude do seu novo partido o PSDB, a reunião tem por objetivo aproximar os jovens militantes aos políticos que elevam o nome do partido, de ouvir as idéias e as opiniões do ex-ministro além de ampliar seus conhecimentos a cerca da história política que envolve o Maranhão, haja vista o grande conhecimento e experiência do entrevistado. O encontro foi solicitado e organizado pelos jovens que ouvirão a palestra inicial e depois farão uma espécie de coletiva com o Dr. Edson Vidigal. O evento ocorre na sede do partido no bairro do São Francisco.

INTER EMPATA NO EQUADOR


Mais uma atuação ruim do Internacional, agora contra o Desportivo Quito no Equador. A equipe esta mal escalada pelo técnico uruguaio Jorge Fossati, o esquema 3-5-2 não privilegia o setor a onde o esquema tem mais jogadores qualidade que o meio-campo. Os alas Kleber e Bruno Silva (ou Nei) se posicionam como laterais e o esquema fica mais parecido com um 5-3-2, o que fragiliza o meio de campo e sobrecarrega os volantes Guinãzu e Sandro.

A boa notícia foi à grande atuação do nosso goleiro o argentino Pato Abbondanzieri, que mesmo com seus 38 anos ainda mostra grande agilidade e muita experiência para fazer o Árbitro colombiano José Buitrago voltar atrás na marcação de um pênalti, com a ajuda do o assistente Wilson Berrío.
Por fim valeu pelo pontinho, mas fica claro que se não haver uma mudança de esquema e postura por parte do treinador, as coisas irão complicar no andamento da competição.

Melhor Jogador em campo:
Pelas defesas e a experiência na hora de fazer o arbitro mudar de idéia na marcação de um pênalti Abbondazieri.

O Pior
Bruno Silva, foi escalado por se melhor marcador do que Nei, mas nem defendeu e nem marcou, o gol do Desportivo Quito foi em cima dele a onde foi facilmente driblado, o lateral Nei é muito melhor.

Nota
6
Pelo empate, valeu o resultado, mas a atuação foi preocupante.


DEPORTIVO QUITO 1 x 1 INTERNACIONAL

Ibarra, Checa, Hurtado e Mina; Minda, Saritama, Castro, Arroyo (Donoso) e Aguirre; Niell e Pirchio (Borghello). Abbondanzieri, Índio, Sorondo e Juan; Bruno Silva, Sandro, Guiñazu, Giuliano (Wilson Mathias) e Kleber; Edu (D'Alessandro) e Alecsandro (Taison).
Técnico: R. D. Insúa. Técnico: Jorge Fossati.
Gols: Minda, aos 33 minutos, Giuliano, aos 39 do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Aguirre, Hurtado, Niell (Deportivo Quito); Alecsandro, Juan, Abbondanzieri, D'Alessandro (Internacional).
Estádio: Olímpico Atahualpa. Data: 11/03/2010. Árbitro: José Buitrago (Colômbia). Auxiliares: Wilson Berrío (Colômbia) e Javier Camargo (Colômbia

ATÉ OS POLICIAIS PEDEM MAIS SEGURANÇA

Assim como o cidadão comum o policial também sofre, chora e pede por segurança não é porque ele é uma autoridade que ele não tem as mesmas preocupações que um civil. A diferença é que ele é treinado para se defender e defender o próximo, sou filho de um policial federal e meu pai sempre me disse que a melhor forma de se evitar a violência e se prevenindo dela, porém nem sempre isso é possível.

O policial tem família, mesmo assim arrisca sua vida pela sociedade, dias e noites e por muitas vezes com salários abaixo do merecido. Pois nesta quinta-feira a Polícia Civil do Maranhão, treinada para nos defender não agüentou, deu um basta a tanta violência.

Após o assassinato de dois policiais que eram pais e a falta de sensibilidade do Governo perante a família das vitimas, os policiais civis decidiram parar suas atividades por 24h para fazer um protesto em homenagem aos companheiros e por melhores condições de trabalho. Para que se evitem situações e sofrimentos deste tipo, todos sabem que ao assumir esta profissão o risco de morte são maiores, porém muitas poderiam ser evitadas. Se o policial tivesse um bom salário não precisaria fazer bicos, se o comando da corporação tivesse total conhecimento da aérea dos traficantes de São Luís, orientassem os policiais a andarem sempre protegidos com coletes a prova de balas e com a cobertura de companheiros, outra morte poderia evitada.

Claro que após a tragédia é fácil apontar erros, mas uma morte jamais tem justificativa. O pior foi à atitude do secretário Raimundo Cutrim que ao invés de sensibilizar com a morte de seus comandados, não prestou solidariedade as vítimas, não foi ao velório dos policias e ainda por cima ameaçou cortar o ponto dos servidores se fizessem a paralisação. Mas os policias civis não se submeteram e fizeram o seu protesto, juntaram-se aos bancários, aos rodoviários e a toda população no protesto por mais segurança.

FEIJOADA DOS BALAIOS



Depois do “Bloco dos Balaios” que levou mais de 500 pessoas nos dois dias de desfile no carnaval no circuito da Deodoro, desta vez a balaiada, capitaneados pela companheira Jô Santos, realiza neste sábado a Feijoada dos Balaios, na Associação da Caema , localizada na Av. dos Franceses próximo ao retorno do aeroporto.
O evento tem como ponto principal reunir amigos, companheiros e políticos para uma grande festa com muita descontração e alegria. A feijoada começa as 12h e os convites podem ser adquiridos na sede do PDT, ou para maiores detalhes basta entra em contato com os organizadores Eduardo Telles, Marcos e Giquiri.

quarta-feira, 10 de março de 2010

POLICIAIS CIVIS FARÃO PARALISAÇÃO DE 24 HORAS NESTA QUINTA-FEIRA

PROTESTO: POLICIAIS CIVIS FARÃO PARALISAÇÃO DE 24 HORAS NESTA QUINTA-FEIRA

como forma de protestar e chamar a atenção da sociedade, o sindicato dos policiais civis da capital (Sinpol) irá fazer uma paralisação de 24h que terá inicio nesta quinta-feira (11) a partir das 7h da manhã. Nas últimas semanas uma onde de violência e terror tomou conta da cidade de São Luís, inclusive com a morte de policiais.

De acordo com o diretor de assistência social da Policia Civil, Carlos Loureiro, a falta de assistência à família do policial Cícero Terceiro, que morreu há um pouco mais de uma semana, provocou a revolta da classe. Além disso, um dos possíveis envolvidos na morte do policial, o jovem Jemerson Gomes Cantanhede, de 22 anos, já estaria solto.“Ele teve participação direta na morte de Cícero e já está na rua”, questiona o diretor.

A paralisação que será realizada na próxima quinta também tem a intenção de protestar pela morte recente do Sebastião Sousa Sabino, de 50 anos, assassinado após uma troca de tiros com um traficante no Anjo da Guarda. Enquanto isso a população fica a mercê dos bandidos, já que a própria polícia parece ter perdido a batalha contra a criminalidade.

(Com informações do Imparcial)

terça-feira, 9 de março de 2010

ABSURDO! PRESOS FICAM MAIS DE 12H TRANCADOS EM CELAS DE VIATURAS EM BACABAL

ABSURDO! PRESOS FICAM MAIS DE 12H TRANCADOS EM CELAS DE VIATURAS EM BACABAL

Após ficarem 12h trancados, sem ter para a onde serem transferidos eles foram soltos
O sistema de segurança do Estado do Maranhão chegou ao ápice do absurdo, do descaso e da falta de organização que um setor do governo pode chegar, nesta sexta-feira o Jornal Nacional denunciou e mostrou as imagens de 24 presos que estavam na delegacia de Bacabal e ficaram mais de 12 horas trancafiados em celas dentro de três viaturas, como se fossem bichos a espera de uma transferência para uma penitenciária de São Luís. Como não havia vagas os policiais e os agentes penitenciários, sem saber como agir, mantiveram os detentos dentro das celas que tem menos de m2

Além da falta total de planejamento, já que se não havia vagas nas penitenciarias de São Luís porque os colocarem dentro das viaturas? O pior foi às soluções que a governadora do Estado Roseana Sarney deu para esse descaso. Segundo ela o governo irá construir uma nova delegacia no município de Bacabal, para os detentos não ficarem enjaulados o juiz Roberto de Paula determinou a soltura destes detentos conforme revelou a matéria do Jornal Nacional. Lembremos a governadora que delegacia não é cadeia, não é presídio e não é penitenciária, delegacia não é para abrigar presos, delegacia serve para atendimento ao público, base e administração de operações policiais, investigações criminais e apenas detenção temporária de suspeitos e presos em flagrante delitos. Ou seja, a governadora Roseana Sarney e o secretário Raimundo Cutrim estão atribuindo novas funções as delegacias e aos policiais civis, estas viraram cadeia e aqueles viraram agentes penitenciários. A pergunta que fica é, essas soluções são por vontade própria ou pela falta de conhecimento? E se para toda falta de vagas, a partir de agora os presos forem soltos, então o nosso Maranhão esta dando carta branca aos crimes e o nosso estado virou uma terra sem lei.

Ainda por cima, essa situação poderia ser evitada. O Governo Jackson Lago através da Secretaria de Segurança Cidadã abriu em apenas dois anos 706 vagas com a reforma, ampliação e construção de novas penitenciarias, vagas essas que não eram abertas a mais de 10 anos. Também deixou licitada e com dinheiro em caixa projeto para a construção de um Centro de Detenção para mais de 400 detentos em Pinheiro e até o final do Governo Jackson seriam abertos mais outras três unidades penitenciárias.
Projetos que foram interrompidos, esquecidos e que como conseqüência nos mostram situações como essas veiculadas em rede nacional. Claro que é dever do Estado punir os criminosos, mas também ressocializar estes detentos para estes poderem novamente voltar ao convívio natural da sociedade e não torturá-los como foi feito nessa situação e depois pior ainda solta-los.

Vale lembrar que o sistema de segurança do Maranhão virou desde abril do ano passado protagonista central do Jornal Nacional, ou melhor, antagonista, toda semana o telejornal global mostra um assalto a banco, ou um massacre, ou um crime por encomenda que ocorre aqui no Estado. Resquícios do esquecimento de um projeto de segurança cidadã que virou modelo para o próprio Ministério da Justiça segundo palavras do ex-ministro da justiça Tarso Genro.

Do blog
www.entaotahmaranhao.blogspot
i9ib

2ª ENBLOG MA

sexta-feira, 5 de março de 2010

2ª ENCONTRO DE BLOGUEIROS DO MARANHÃO

Está confirmado o 2ª ENBLOG-MA, que irá ocorrer no município de Pinheiro, confira a programação:


2ª ENCONTRO DE BLOGUEIROS DO MARANHÃO
DIAS 20 E 21 DE MARÇO EM PINHEIROS – MA
“A Produção de conteúdo tendo em vista a construção de uma sociedade socialista”.


Programação

Dia 20
8h às 9h – Credenciamento
Local: Auditório do Colégio Pinheirense

10h às 12h – Comunicação Livre
Local: Auditório do Colégio Pinheirense

14h – Debate: “A Produção de conteúdo tendo em vista a construção de uma sociedade socialista”.
Local: Auditório do Colégio Pinheirense
Debatedores:
- André Singer (Professor da Universidade de São Paulo e ex-porta voz da presidência da república) /A confirmar
- Alexandre Corrêa / confirmado
- Cesar Teixeira / confirmado
- Edson Vidigal (Jornalista e ex-presidente ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça) / confirmado
- Francisco Gonçalves (Professor de comunicação da Universidade Federal do Maranhão) /confirmado
- Humberto Fernandes (Jornalista e diretor da Central de Notícias) / confirmado
- Wagner Cabral (Professor de História da Universidade Federal do Maranhão) /confirmado

20h – Pajelança Virtual com diversas atrações culturais
Local: Restaurante Maria Santa (A definir)


Dia 21
8h – Piabagem - “Ato em Defesa da Liberdade de Expressão e Comunicação Livre”.
Local: Feira de Pinheiros

10h – Plenário Final
Criação e lançamento da rede dos mídias livre do Maranhão
Local: Feira de Pinheiros

12h - Encerramento
Definições dos assuntos discutidos
Local: Antiga Fazenda Pedro Lobato


Para qualquer informação entre em contato comigo através do thiagotavares85@gmail.com

JACKSON LAGO É SIM PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO



Apesar de algumas desconfianças, de fofocas, intrigas e diversas especulações que permeiam inclusive alguns setores da própria oposição o ex-governador Jackson lago será sim candidato ao Governo do Estado nas eleições de outubro. Jackson ainda neste mês estará de volta a São Luís, provavelmente na próxima semana e começara suas articulações para viabilizar sua campanha, entrará em contato com seus aliados, amigos e todos aqueles que realmente querem de volta o governador eleito com mais de um milhão e duzentos mil votos em 2006 que derrotou a oligarquia Sarney, após 40 anos.
Dr.Jackson esta forte, bem de saúde e firme em torno do seu objetivo de refazer a justiça desfeita por 4 ministros do Tribunal Superior Eleitoral que anularam os votos da maioria dos maranhenses. “Se for um consenso e da vontade de todos do meu partido coloco meu nome a disposição”, foram às palavras de Jackson Lago que é pré-candidato ao governo do Estado e é o político dentro das oposições que reúne as maiores condições de novamente derrotar a atual governadora nas eleições majoritárias deste ano.
Por isso apesar de muitos tentarem inviabilizar e desdenhar da candidatura de Jackson, o ex-governador saíra candidato. Junto ao seu grupo, apoiado por grandes nomes da política maranhense e entrará forte na disputa para voltar ao lugar da onde jamais deveria ter sido retirado, para concluir sua missão de tirar o nosso Maranhão do atraso provocado por 40 anos de desmandos e coronelismo.