Das 104 bibliotecas do Estado, 69 foram criadas no Governo Jackson Lago
Matéria veiculada no último dia 30/04 no site Imirante.com revela que o Estado do Maranhão possui apenas 104 bibliotecas. Segundo a nota, isso coloca o Estado na 21º posição no ranking dos Estados em números de bibliotecas públicas municipais para cada 100 mil habitantes. “São 104 bibliotecas para 6.367.138 habitantes, ou seja, 1,63 bibliotecas a cada 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados hoje, sexta-feira (30/04), pelo 1º Censo Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais, do Ministério da Cultura” diz o texto da matéria.
Esse resultado poderia ser muito pior, se não fosse à revolução promovida da secretaria de cultura do ex-governador Jackson Lago e suas ações na busca pela ampliação da leitura e à formação de leitores para a constituição da cidadania e a construção da democracia no Maranhão. Conforme explica a ex-Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e das Ações de Livro, Leitura e Literatura do Programa Mais Cultura no Maranhão no Governo Jackson Lago, Marla Silveira “promover o livro e a leitura no Brasil é um imenso desafio, e no Maranhão, que assumiu o primeiro lugar enquanto Estado com menor Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, isto torna-se um desafio incalculável”.
Marla explica que o Governo Jackson em parceria com o Governo Federal através do Programa Mais Cultura, que desenvolve ações específicas, dentre as quais, as de livro, leitura, literatura e bibliotecas, mudou a realidade do Estado. Através de projetos como Implantação de bibliotecas públicas que resguarda um kit de implantação no valor unitário de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais) em mobiliário, equipamentos e acervo. "O Maranhão foi contemplado até o momento com 69 novas bibliotecas públicas, sendo 25 bibliotecas públicas implantadas em 2007 e mais 33 municípios contemplados no final desse mesmo ano e 11 municípios contemplados em 2008. No ano de 2009 nenhum município foi contemplado. O que demonstra o pouco interesse do governo atual em democratizar o acesso ao livro e à leitura", comenta a ex-coordenadora do projeto.
Outro projeto é a Modernização de bibliotecas públicas, de apoio e dinamização às ações desenvolvidas pelas bibliotecas públicas já existentes. O kit de modernização consiste em acervo, computadores para funcionamento do tele-centro na biblioteca, telão e datashow. No Maranhão, 4 municípios foram selecionados em 2007 e 17 bibliotecas públicas foram modernizadas em 2008, totalizando 21 bibliotecas públicas modernizadas. “Isto significa que 90 municípios no Maranhão foram beneficiados”, resumiu Marla Silveira.
Por fim é válido ressaltar que durante os 2 anos do governo Jackson, as primeiras 25 novas bibliotecas públicas foram implantadas com o acompanhamento e orientação de técnico bibliotecário da Biblioteca Pública Benedito Leite. Hoje a biblioteca pública do Maranhão (segunda mais antiga do país) encontra-se fechada a quase 1 ano. Outra ação fundamental para a implementação do Programa Mais Cultura no Governo Jackson foram as capacitações para os auxiliares de bibliotecas, as quais envolveram aproximadamente 700 pessoas e, em média, 115 municípios durante os breves 2 anos de governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário